sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Materia publicada no valeparaibano

Vale Viver
Capa

Prosa & Verso digitais
Realizado pelo ADC/CTA, CD poético 'República das Letras' conta com participações de 16 poetas de São José
São José dos Campos
Um CD para imortalizar a obra de alguns poetas de São José dos Campos e essa idéia já está sendo colocada em prática. Amanhã tem início a gravação do CD poético 'República das Letras', idealizado pelo poeta Marcelo Planchez com realização da ADC/CTA e apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Segundo o poeta e idealizador do projeto, Marcelo Planchez, no Vale do Paraíba, nos anos 80 e 90, os poetas sempre estiveram nas praças públicas e nos salões sociais declamando suas poesias. "Para que as futuras gerações comunguem de boa poesia e que o Brasil e o mundo saibam que em São José, existem pessoas que defendem a palavra, é que queriamos gravar o CD."

De acordo com Planchez, ele apresentou o projeto para a ADC/CTA e eles decidiram apoiar, mas não tinham um estúdio para gravação. "Foi quando pensamos na Fundação Cultural e conseguimos os horários para gravação."

A escolha dos poetas que participarão do projeto teve uma única exigência -- que fossem de São José. "Escolhemos 16 poetas e cada um deles gravará dois poemas de sua própria autoria," afirmou Planchez.

Segundo o idealizador, o CD será composto de poemas musicados. "A idéia é distribuí-lo gratuitamente, pois a proposta não é comercial. Queremos fazer inicialmente 200 cópias com encarte e capa com acabamento."

Para Planchez, a gravação do CD é a realização de um sonho dele e de toda uma classe de poetas. "Teremos nosso poema eternizado."

Para o dramaturgo e também poeta, Franklin M., o trabalho de gravação do CD com poemas é muito interessante. "Acredito que é uma maneira de valorizar o trabalho e veicular obras de muita gente boa, que geralmente não tem como publicá-las."

Segundo Franklin, o trabalho também visa resgatar a popularização da poesia. "É uma maneira do escritor ter contato direto com o leitor e vice-versa."

Para participar do CD, o poeta escolheu poesias que possuem uma linguagem direta. "As minhas poesias são como um diálogo direto com o leitor e falam da auto-valorização."

Franklin afirmou que espera que o trabalho possa chegar às mãos do maior número de pessoas possíveis. "Esse CD vai levar um pouco da gente."

Para o poeta Joca Faria, o CD é um desafio artístico e mostra o trabalho de uma geração. "Não é só um registro, na verdade, o trabalho precisa também agradar o público."

Sua escolha para o projeto não está definida. "Gravarei um texto político que escrevi no início dos anos 90 e o outro não ainda não decidi."

Participam ainda do trabalho Celso Avelar, Carlos Cândia, Daniela Penelluppi, Edu Planchez, Mirtes Mazzieiro, Marlene de Sá, Marcus Flexa e Gabriel, José Moraes, Ricardo Balieiro, Zé Omar de Carvalho, Almirez Bispo, Edu Pane e Wallace Puosso. O CD deverá ser lançado no início de 2004.

Cláudio Capucho

Nenhum comentário: